A AMPRO, Associação de Marketing Promocional, enfatiza a importância de minimizar os resíduos dos eventos, em consonância com as boas práticas globais por sustentabilidade.
Com o foco em responsabilidade ambiental se intensificando, a AMPRO, mobiliza o setor de eventos para a gestão sustentável de resíduos.
De acordo com um estudo realizado pelo WWF (Fundo Mundial pela Natureza), em 2019, o Brasil ocupou o 4º lugar no ranking de maiores produtores de lixo plástico do mundo.
Do mesmo modo, a Trashin, empresa especialista em gestão de resíduos, informa que cada pessoa gera, em média, 1kg de resíduos em um único evento, que poderia ser reciclado ou compostado.
Sendo assim, dados demonstram que cada vez mais o setor pede um olhar voltado às práticas responsáveis e ações amparadas por estratégias baseadas em sustentabilidade e ESG.
Por isso, empresas de live marketing estão implementando uma variedade de iniciativas que vão desde o uso de materiais sustentáveis, biodegradáveis e recicláveis, à implementação de estratégias de redução de resíduos.
Como resultado, essas ações estão começando a transformar a maneira como os projetos são idealizados, planejados e executados.
Portanto, tem sido importante incluir no planejamento estratégico organizacional, ações de gestão de resíduos, inclusive para cumprir exigências legislativas.
Por exemplo, a lei 17.806 que entrou em vigor em 17 de outubro do ano passado, estabelece diretrizes para um gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados no estado de São Paulo.
A priori, determina que coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada, para shows, festivais musicais, festas regionais e campeonatos esportivos, deve ser conduzida, preferencialmente, por cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Assim, amplia-se a cadeia econômica, abrindo espaço para expansão deste serviço.
Para Andrea Mendonça, líder da Diretoria Setorial de ESG da AMPRO e consultora estratégica no tema, é preciso levar em conta os princípios de uma economia regenerativa em todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até o pós-evento.
“É uma forma diferenciada de criação e execução…
…se todas as ações desse mercado forem planejadas e executadas com esse foco, teremos um poder regenerativo importante para nossa sociedade. Então, ao adotar práticas sustentáveis, não apenas reduzimos o impacto no meio ambiente, mas também inspiramos outros a fazerem o mesmo”, afirma Andrea.
As boas práticas de ESG e sustentabilidade atreladas ao Live Marketing, de fato, criam iniciativas que impactam, engajam e fortalecem o compromisso das marcas com seus stakeholders.
Importante ressaltar que, atualmente, clientes e consumidores estão mais conscientes e atentos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Consequentemente, cobram das marcas e empresas comprometimento, ética e transparência, além de produtos e serviços que não incentivem o agravamento da crise climática.
Portanto, à medida que ocorre o avanço em direção a um futuro verde mais responsável, se faz necessário que o setor, essencial para a construção das marcas, continue no caminho das práticas sustentáveis.
Dentro desse cenário, este ano a AMPRO (Associação de Marketing Promocional) criou a Diretoria Setorial de ESG, comandada por Andrea Mendonça.
O objetivo é fomentar o diálogo entre stakeholders, visando fortalecer um mercado mais sustentável e respeitoso.
Primordialmente, a diretoria busca refletir sobre as melhores condutas e práticas, conectando soluções sustentáveis e, principalmente, proporcionando aos associados informações relevantes para que a cultura ESG seja promovida de forma transversal na associação.
Adicionalmente, a AMPRO está organizando o evento “O Futuro do Marketing é Sustentável”.
A ideia é também trazer o debate sobre impacto social residual, circularidade, lixo zero, crédito de carbono, certificações, simultaneamente, além de demais assuntos alinhados ao ESG.
O evento, que ainda não tem data definida, já tem um propósito claro: mapear as dificuldades relacionadas ao tema ESG que o setor enfrenta, a fim de reduzir suas dores e riscos, gerando um impacto positivo por meio de ações genuínas.
Para mais informações, sugestões sobre iniciativas que a entidade pode apoiar entre em contato pelo: relacionamento@ampro.com.br
Fonte:
AMPRO – Associação de Marketing Promocional
Contato: relacionamento@ampro.com.br
Assessoria:
Lilian Bek
Leia também: Consumo Consciente: Entenda a importância