O projeto Arte de Amar é uma iniciativa voltada para a Educação Ambiental em 15 escolas públicas municipais, que realizará uma série de atividades nos próximos dias.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (ISS), o projeto busca, de forma lúdica e educativa, conscientizar e engajar crianças e jovens entre 5 e 14 anos sobre temas essenciais para a sustentabilidade, abordando a importância de preservar o meio ambiente e os ecossistemas marinhos.
O Arte de Amar implementa o Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade, sensibilizando alunos, professores e toda a comunidade escolar para problemas como a poluição por plásticos nos mares, a preservação das florestas e a importância da biodiversidade.
Também são promovidos debates sobre a economia circular, incentivando ações que levam a uma transformação socioambiental, com destaque para o reflorestamento e a proteção da fauna e flora.
Concurso de Arte
Além das atividades educacionais, o projeto promove um concurso de artes plásticas e workshops em que os estudantes podem expressar, por meio de trabalhos criativos, sua visão sobre os desafios ambientais e a preservação do planeta.
Este esforço inclui escolas da 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), que estão no entorno da ViaRio, patrocinadora do projeto, ampliando o impacto positivo nas comunidades locais.
As 50 melhores obras criadas pelos participantes são exibidas em uma exposição, além de comporem o Livro de Artes.
No dia 07/11, o projeto realizou uma cerimônia de premiação do concurso e exposição das composições artísticas criadas, no Campus Tom Jobim, na Universidade Estácio, na Barra da Tijuca.
Entre as escolas municipais participantes do entorno, a Escola Municipal Churchill, conquistou o 1º lugar na categoria do 5º ano do Ensino Fundamental.
O CIEP Pablo Neruda, também se destacou entre os 50 melhores trabalhos concurso.
A Analista de Responsabilidade Social da ViaRio, Sheila Louzada, esteve presente no evento. “Essas ações levam a Educação Ambiental de maneira criativa e interativa, incentivando a formação de cidadãos conscientes e ativos na preservação dos recursos naturais”, afirmou.
Sobre a ViaRio: A ViaRio é a concessionária que administra 13 dos 26 quilômetros do Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves – Transolímpica, uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro.
O trecho possui dois túneis por sentido, 38 pontes e viadutos, duas faixas de rolamento para automóveis, motos, ônibus e caminhões e uma terceira faixa exclusiva para o sistema BRT (Transporte Rápido por Ônibus – na sigla em inglês).
O túnel Senador Nelson Carneiro, localizado na Serra do Engenho Velho (Estrada do Catonho) e na Boiúna possui dois conjuntos de galerias em cada sentido.
O Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves beneficia diretamente as regiões oeste e norte da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região.
Sobre Grupo CCR: O Grupo CCR atua em serviços de infraestrutura para mobilidade humana, focado nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos.
São 37 ativos, presença em 13 estados brasileiros e 17 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos, diariamente.
Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, trens, VLT e barcas, transportando diariamente, 3 milhões de passageiros. E no segmento de aeroportos, com 19 terminais sob sua gestão, atende a mais de 40 milhões de clientes anualmente. Mais em: grupoccr.com.br