Beleza Regenerativa: O compromisso ESG que move a Amakos da Amazônia.
Com a chegada da COP30 a Belém (PA), as atenções do mundo se voltam para a Amazônia e para a urgência de soluções que unam inovação, biodiversidade e responsabilidade socioambiental. Entre os protagonistas desse movimento está a Amakos da Amazônia, startup brasileira que tem transformado o setor da beleza por meio de um modelo de negócio guiado por princípios ESG e impacto regenerativo.
Com ingredientes nativos e processos sustentáveis, a Amakos da Amazônia atua na valorização da floresta em pé, fortalecendo comunidades tradicionais e ampliando práticas de rastreabilidade e produção ética em toda a cadeia. Seu compromisso é que cada produto leve consigo não apenas eficácia cosmética, mas também uma história de devolução e equilíbrio com o território.
“Não se trata apenas de preservar, trata-se de regenerar. Queremos que cada produto Amakos carregue uma história de devolução, de equilíbrio e de respeito à floresta. O nosso compromisso é transformar o cuidado em um gesto de impacto positivo”, afirma Soon Hee Han, CEO & CRDO da Amakos da Amazônia.
Beleza Regenerativa: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a Amakos da Amazônia atua diretamente em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a integração entre responsabilidade social, economia circular e inovação.
Entre os ODS contemplados estão: Erradicação da Pobreza; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; e Parcerias e Meios de Implementação.
“Um caso prático dessa aplicação está no credenciamento de fornecedores. A empresa privilegia fornecedoras, especialmente negócios liderados por mulheres, que atuam diretamente junto às comunidades locais. Assim, fortalecemos o protagonismo feminino e garantimos que o desenvolvimento econômico da floresta também seja inclusivo”, explica Soon Hee Han.
A Amakos da Amazônia também desenvolve iniciativas internas e de campo que consolidam seu compromisso com a inclusão, a geração de renda e a sustentabilidade de longo prazo. A marca busca promover equidade e diversidade, valorizando diferentes perspectivas nas questões de gênero, religião, etnia, orientação sexual, deficiência e experiências de vida. Essa cultura inclusiva é parte central da identidade da empresa, que entende a pluralidade como força para inovação.
Amazônia: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã
Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no nordeste do Amazonas, ocorre a extração do óleo de copaíba, um dos principais ativos da marca.
“Possuímos uma relação direta com as pessoas da RDS por meio dos líderes comunitários. De modo econômico e prático, realizamos contratos anuais de compra, o que leva maior estabilidade financeira à cooperativa, porque eles sabem que terão a aquisição de uma quantidade garantida de produto”, explica Yuri Han, cofundador, CRO e CMO da marca.

Outro exemplo é o apoio ao Programa Mulheres Resolvidas, desenvolvido em parceria com lideranças da RDS do Uatumã. A iniciativa é voltada ao empoderamento feminino e ao fortalecimento comunitário. Durante os encontros, as moradoras compartilham experiências, discutem questões de saúde e desenvolvimento pessoal, e ainda recebem produtos da marca para uso próprio e geração de renda.
“É uma espécie de networking entre elas, com conexões que facilitam a resolução de questões cotidianas e fortalecem a autoestima. A Amakos busca ser parte ativa desse processo”, conclui Yuri Han.
Siga a Amakos:
Site: https://amakos.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/amakos_oficial/
TikTok: https://www.tiktok.com/@amakos_oficial?lang=pt-BR
Sobre a Amakos da Amazônia:
É uma startup brasileira e incubada no Cide (Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial), em Manaus (AM). Por meio da ciência verde, pesquisa a biodiversidade da região Amazônica para desenvolver produtos cosméticos testados dermatologicamente, artigos de higiene pessoal, suplementos nutricionais e perfumaria com ativos biotecnológicos de origem natural. A startup já nasce nos preceitos do ESG, garantindo o compromisso da marca de ser o mais verde possível em todo o processo, com matérias-primas puras e de qualidade. Além de ser Cruelty Free & Vegan, conta com selos Eureciclo, Halal e Origens Brasil. Em seu portfólio apresenta as linhas Aromadermo (Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi); Forest Naturals; Banho de Floresta; Phytotech Haircare; Spa; e Spa Sport, que são comercializadas pelo e-commerce, para alcançar todos os municípios brasileiros. Também são vendidos na Casa Amakos da Amazônia (Rua dos Pinheiros, 411), São Paulo (SP).
Fonte/Assessoria: Bella Comunica
Leia também: Consumo Consciente: Entenda a importância
Siga o Portal ESGS no LinkedIn: portal-esgs
Siga o Portal ESGS no Instagram: @portalesgs