CBA: Brasil e França unidos pela bioeconomia amazônica.
O Centro de Bionegócios da Amazônia, CBA, recebeu, no último dia 10/06, uma missão empresarial formada por representantes de dez empresas francesas inovadoras que atuam em áreas estratégicas como bioinsumos, agtech, foodtech, soluções ambientais, superalimentos e ingredientes florestais.
A saber, a visita foi organizada pela Business France, agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, e, portanto, integra os preparativos para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).
A visita: Programação
Durante a visita, os empresários franceses conheceram os projetos estruturantes desenvolvidos pelos núcleos de atuação do CBA, que, por conseguinte, vêm transformando insumos da floresta amazônica em soluções tecnológicas de alto valor agregado nas áreas de biofármacos, biocosméticos, bioplásticos, alimentos funcionais, biofertilizantes, entre outras frentes de Bionegócios.

Além disso, a programação também incluiu uma sessão de apresentações no auditório do CBA, onde cada empresa francesa teve três minutos para expor o propósito de sua atuação e suas expectativas em relação ao Brasil.
Dentro desse cenário, o momento promoveu um ambiente de diálogo e conexão com representantes do ecossistema local de ciência, inovação e negócios sustentáveis.
CBA: Conexões entre Ciência, Tecnologia e Inovação
Além de apresentar seus projetos, o CBA foi reconhecido como um espaço estratégico de conexões dentro do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sobretudo, voltado ao fortalecimento da bioeconomia na Amazônia.
“Podemos promover o desenvolvimento de novos produtos a partir da biodiversidade porque Brasil e França comungam de interesses comuns”, destacou o diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, ao ressaltar, desse modo, o potencial de cooperação internacional.
Para André Rios, diretor do Departamento de Agronegócio da Business France e idealizador da missão a Manaus, a visita foi extremamente positiva. “Foi uma visita muito profícua, com bastante interação com a delegação. Identificamos sinergias com empresas brasileiras e, assim, saímos com boas expectativas de parcerias e novos negócios”, afirmou.
Manifestação da Embaixada da França no Brasil
O representante da Embaixada da França no Brasil, Pierre Adrien Morron, adicionalmente, reforçou o valor estratégico do encontro.
“Celebramos 200 anos de relações diplomáticas entre França e Brasil, que vão além da diplomacia — são, na verdade, uma verdadeira parceria. A França é o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil e o primeiro empregador internacional no país. Temos muito interesse em fortalecer nossa presença aqui e, por isso, apoiar centros de altíssima relevância como o CBA”, destacou ele.
Participantes da missão
Participaram da missão as empresas: Agriodor, Angibaud, CFBBA, Consentino Miotto Advogados, FarmLEAP, NetZero, Agência de Desenvolvimento e Inovação da Guiana Francesa, Vegepolys Valley, Nutrifizz, OvinAlp, Solicaz e LSDH, bem como representantes da Embaixada da França.
Da mesma forma, representantes de instituições locais, como a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), também participaram da programação, apresentando os resultados de projetos que já impulsionam cadeias produtivas sustentáveis na região.
Nesse ínterim, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedecti – mostrou como vem trabalhando para construir o Plano Estadual da Bioeconomia, o qual já possui mais de 3 mil propostas e a realização de escutas em 52 dos 62 municípios do Amazonas.
Em suma, finalizou com previsão para concluir o Plano nos próximos meses e apresentar durante a COP 30 em novembro, na cidade de Belém.
Leia também: SciBiz 2025: Evento de Inovação Deep Tech acontece em SP
Siga o Portal ESGS no LinkedIn: portal-esgs
Siga o Portal ESGS no Instagram: @portalesgs