Exportações garantem liderança agrícola do Brasil
Aumentar a eficiência dos recursos naturais com exportações é uma das premissas da sustentabilidade. Indústrias focadas neste objetivo podem contribuir com processos que permitam oferecer contribuições à natureza.
Um dos exemplos é o trabalho da Hydroplan-EB, investindo em P&D para obter formulações diferenciadas a fertilizantes. Trata-se de um agregado ao agronegócio que, como um todo, vai bem obrigado.
E por falar em agronegócio… não é demais lembrar que o Brasil ocupa posição de destaque na agricultura, tanto por sua abordagem sustentável quanto pela receita de sua indústria.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país está à frente no que diz sobre crescimento da produtividade baseada em ciência e tecnologia e em produção por unidade no quesito emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O primeiro trimestre deste ano mostrou receita de US$ 37,4 bilhões em exportações, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.
E a Hydroplan reivindica um pedacinho desta glória, uma vez os números mostram recorde de negócios com o mercado externo.
“Nós associamos preservação ambiental, responsabilidade social e sucesso econômico ao modelo de negócio”, aponta Francisco Carvalho, gerente comercial da companhia, acrescentando que “é possível apresentar um portfólio ecologicamente correto, visando maior produtividade das culturas e aumento da eficiência no uso dos recursos naturais”.
Ele destaca os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, junto de outras indústrias inovadoras do ecossistema, como fertilizantes com formulações diferenciadas, adjuvantes agrícolas e compostos à base de óleos essenciais.
A atuação de estratégias como essa não só melhora a produtividade, mas também minimiza o impacto ambiental, contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo.
A adoção de práticas agrícolas inovadoras, como a integração indústria-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), e o uso de biotecnologia têm permitido ao Brasil manter altos níveis de produção sem sacrificar a preservação ambiental.
A ILPF é uma estratégia que combina a produção agrícola, pecuária e florestal em uma mesma área, promovendo a sinergia entre essas atividades e otimizando o uso da terra.
Essas técnicas não apenas aumentam a eficiência e a produtividade das culturas, mas também contribuem significativamente para a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), demonstrando que é ; possível alinhar crescimento econômico com sustentabilidade.
Para a Hydroplan-EB, criada em 1999 e atualmente focada no fornecimento de Polímeros, Óleos Essenciais e Fertilizantes Especiais para o plano agrícola, “respeitar o meio ambiente é promover a sustentabilidade do sistema produtivo e, por meio de seus produtos e serviços, conscientizar a importância do uso racional dos recursos naturais na agricultura”, completa o gerente.