A Placas do Brasil, empresa com cultura baseada em alta sustentabilidade, é a primeira indústria de painéis de MDF de alta qualidade genuinamente capixaba, sediada na cidade de Pinheiros, norte do ES.
A localização é estratégica e tem objetivo: atender aos mercados dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, e Rio de Janeiro, Bahia e todo o nordeste brasileiro.
Dentro deste cenário, a empresa destaca-se pela sua visão pioneira e compromisso com a preservação ambiental.
Primordialmente, seus produtos são desenvolvidos sob padrões sustentáveis, garantindo não apenas qualidade, mas também o cuidado com os recursos naturais e o ecossistema local.
Criada em 2011, inicialmente, com investimentos superiores a R$ 600 milhões de reais na construção de uma estrutura contemporânea com equipamentos e tecnologia de última geração, começou suas operações em meados de 2018.
A princípio, os acionistas focaram na parte florestal, sendo que para esta fase do projeto foram investidos cerca de R$ 100 milhões.
Desse modo, toda indústria foi planejada com foco na sustentabilidade e na aquisição de maquinários de última geração em tecnologia, qualidade, modernidade, produtividade e sustentabilidade ambiental.
Assim, segundo a Placas do Brasil, toda produção dos painéis de MDF são provenientes de florestas 100% renováveis de eucalipto.
Nesse contexto, com capacidade de produzir 30.000 m³ por mês de painéis de MDF naturais e 12.000 m³ de painéis de MDF revestidos, toda energia calórica para o processo industrial tem origem em fontes renováveis.
Dessa forma, isso é aplicado através do funcionamento das caldeiras a base de biomassa e reaproveitamentos internos, tais como fibras de madeira, pó das lixadeiras e serras.
Simultaneamente, a Placas do Brasil também tem um cuidado especial com a água e, para isso, foram construídas lagoas que acondicionam 120 mil m³ de água da chuva e de processo para reuso por meio de uma estação de tratamento.
Acima de tudo, a cultura de sustentabilidade da empresa não é apenas aplicada na produção, mas também em parcerias com propriedades e produtores rurais em um raio de até 80km, atuando com florestas plantadas e sustentáveis.
Sendo assim, com a implementação de um modelo de parceria florestal para o fornecimento de madeira renovável, a indústria preza pela garantia de emprego e renda para inúmeras famílias próximas a unidade fabril.
Do mesmo modo, para estes produtores, a Placas do Brasil oferece suporte técnico do processo para a realização do licenciamento ambiental, financiamento, assessoria técnica no plantio, manutenção das florestas e central de compras de insumos.
Em suma, a Placas do Brasil se destaca como uma indústria que alia alta tecnologia e sustentabilidade, promovendo práticas responsáveis desde a produção até a geração de energia.
Assim, seu compromisso com o meio ambiente e a comunidade local garante produtos de qualidade e contribui para um futuro mais sustentável.
Atendimento para a imprensa:
mariahelena@a3comunicacao.com.br
@a3_comunicacao
Leia também: Design biofílico: criando espaços verdes e sustentáveis