Agenda de EventosNews

ODS Talks ABRAPS 2025 acontece em São Paulo

ODS Talks ABRAPS 2025: Evento Pré-COP em São Paulo reúne líderes para debater ESG e os desafios Pós-COP30.

ODS Talks 2025: Publicado em 14/10/2025 | Atualizado em 22/10/2025

O ODS Talks 2025, evento realizado pela ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), é o encontro estratégico que antecipa a agenda climática nacional e continental na esteira da COP30.

O evento Pré-COP será realizado no Auditório Alice Keller da Roche Brasil (Av. das Nações Unidas, 17007 Torre Sigma) e reúne especialistas em mudanças climáticas, sustentabilidade, políticas públicas e negócios para debater expectativas, desafios e soluções de governança e mercado conectadas ao tema ESG.

Com programação prevista para o dia 24 de outubro, das 9h às 18h, o ODS Talks 2025 Pré-COP surge como espaço de articulação entre sociedade civil, setor privado e órgãos públicos.

Nesse contexto, o evento é uma oportunidade para avaliar caminhos práticos de implementação das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para refletir sobre os desdobramentos da próxima COP30, que será realizada em Belém (Pará) em novembro.

ODS Talks 2025: Destaques do evento

  • Painéis temáticos sobre ESG, adaptação e mitigação, financiamento climático e justiça socioambiental;
  • Espaço para troca de experiências entre profissionais que participarão da COP30 e iniciativas nacionais que podem ser escaladas;
  • O público-alvo inclui gestores públicos, representantes do setor privado, acadêmicos, organizações da sociedade civil e profissionais de sustentabilidade interessados em alinhar práticas locais às agendas globais.

Programação

08h30 – 09h00
Credenciamento e Café de Boas-Vindas

09h00 – 09h30
Abertura Oficial:
Mensagem de abertura: Ano de COP na ABRAPS!

09h30 – 11h00
Painel 1 – COP Belém: Eu vou!
Expectativas e ambições de quem vai para Belém participar da COP30

11h00– 11h15
Intervalo e networking

11h15 – 12h45
Painel 2 – Nós consumidores de GEE
Nossa cultura, estilo de vida e modelos de negócios estão preparados para a economia de baixo carbono?

12h45 – 14h00
Almoço livre

14h00 – 15h30
Painel 3 – Estamos no clima da inovação
Clima e criatividade para regenerar o mundo pelos negócios

15h30 – 17h00
Painel 4 – Somos todos profissionais do clima
Apresentação da pesquisa Abraps: o perfil do atual profissional pelo desenvolvimento sustentável

17h00 – 17h15
Intervalo e networking

17h15 – 18h00
Painel 5 – E se o CURUPIRA fosse para a COP30, o que ele diria?
Apanhado geral das falas dos painelistas + abertura para participação da plateia

Encerramento do evento

Palestrantes

08h30 – 09h00 | Credenciamento

09h00 – 09h30 | Ano de COP na ABRAPS!

Marcus Nakagawa: Diretor Presidente da Abraps. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC RS. Idealizador e conselheiro voluntário da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Doutor em sustentabilidade pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. E já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com). Autor de 9 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

09h30 – 11h00 | Painel 1 | COP Belém: Eu vou!
Expectativas e ambições de quem vai para Belém participar da COP30

Karolina Gutiez: Gerente Sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Schneider Electric para a América do Sul. Jornalista com especialização em Sustentabilidade, Comunicação Empresarial e Marketing Digital, Karolina Gutiez possui sólida trajetória em Comunicação Corporativa, tendo ocupado posições de liderança nas áreas de relações públicas, comunicação interna, branding, produção de conteúdo e gerenciamento de crises.  Hoje, exerce o cargo de gerente Sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Schneider Electric para a América do Sul, liderando iniciativas estratégicas em países como Brasil, Argentina, Colômbia e Chile para integrar reputação, engajamento institucional e impacto socioambiental, além de articulação com governos e entidades setoriais e ações de thought leadership. Com formações executivas internacionais obtidas em instituições como INSEAD (França) e Syracuse University (EUA), Karolina tem uma carreira marcada por uma visão integrada de negócios e forte compromisso com a agenda de transição energética justa, inovação e responsabilidade corporativa.

Rosa Ramos: advogada, conselheira secional e presidente da Comissão do Clima da OAB SP, membro da comissão do clima do conselho federal da OAB, membro da UBAA-União Brasileira de Advogados Ambientais, do IBRADES- Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, da ABDEM, e da ABRAPS.

Mariana Martins Nespeque: Gerente de Sustentabilidade na Symrise com experiência de 15 anos na gestão de sustentabilidade corporativa, incluindo plano de transição para economia de baixo carbono, gestão de normas (B. Corp, UEBT, SEDEX, GRI), gestão de KPis e métricas e ações de criação de cultura em ESG. Formada Em Eng. Ambiental na UNESP, com MBA em Sustentabilidade pela FGV.

Dal Marcondes: Jornalista graduado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em Modelos de Negócios em Jornalismo Digital pela ESPM. Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental pela USP. Passagens pelas redações das revistas IstoÉ, Exame, Carta Capital e Dirigente Industrial, pelas agências France Presse, Dinheiro Vivo e Agência Estado e pelos jornais DCI, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo. Diretor Executivo da Envolverde, agência de jornalismo para o Desenvolvimento Humano Sustentável. Diretor Executivo do Instituto Envolverde, organização social que faz da comunicação e do jornalismo as principais ferramentas para a disseminação de informações e conhecimentos sobre sustentabilidade. Membro de conselhos de organizações sociais e do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

11h00 – 11h15 | Intervalo e networking

11h15 – 12h45 | Painel 2 | Nós consumidores de GEE
Nossa cultura, estilo de vida e modelos de negócios estão preparados para a economia de baixo carbono?

Carol Betiol: Consultora em sustentabilidade corporativa na Geocarbon.
MBA em ESG pela FGV e em Negócios Internacionais pela UNICAMP. Membro voluntária da Comissão de Estudo Especial ESG – PR2030 da ABNT. Atua no desenvolvimento e implementação de estratégias sustentáveis e na mensuração de emissões de GEE.

Fernando Beltrame: Mestre pela Faculdade de Saúde Pública/USP, Engenheiro/Unicamp, voluntário da ONG Rede Nossa São Paulo, e CEO da greentech Eccaplan Soluções em Sustentabilidade. Mais de 20 anos de experiência em projetos de consultoria e tecnologia para cálculo, redução e compensação de carbono. Lançou a CarbonFair — a primeira plataforma e certificação brasileira de créditos de carbono, para apoiar projetos socioambientais pequenos e médios.

Livia Ribeiro: Idealizadora e cofundadora da Reconectta – negócio social referência em educação e sustentabilidade no Brasil. Engenheira ambiental formada pela UNESP e especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis pela USP-ESALQ, possui mais de 10 anos de experiência com implantação e assessoria de programas de sustentabilidade e formação de educadores nas redes particular e pública. Dirige a maior comunidade de instituições comprometidas com a emergência climática do país, o movimento Escolas pelo Clima.

Marcos Pinheiro: Cofundador e coordenador da RAIS. Consultor, palestrante e Top Voice, Marcos Pinheiro é formado pela PUC-Rio e atua há 22 anos no ecossistema de impacto socioambiental positivo. Tem formação em “Sustentabilidade e negócios” pelo Insper, CFA em ESG Investing pelo Instituto CFA, de Londres, é certificado em relatórios GRI e multiplicador do Sistema B. Atua com diversas empresas auxiliando na implementação da agenda de sustentabilidade, é professor de “ESG e inovação social” na PUC-MG e é considerado pelo ranking Favikon como um dos 5 principais produtores de conteúdo do Brasil sobre o tema no LinkedIn, rede onde tem 45 mil seguidores. Cofundou e lidera da RAIS, rede de profissionais de sustentabilidade com mais de 180 executivos e executivas.

12h45 – 14h00 | Almoço livre

14h00 – 15h30 | Painel 3 | Estamos no clima da inovação
Clima e criatividade para regenerar o mundo pelos negócios

Guilherme Augusto de Souza Oliveira: Especialista em Mudanças Climáticas da ZNIT. Engenheiro Ambiental e Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, pela Universidade Federal do ABC. Profissional com 7 anos de experiência em Sustentabilidade, ESG e Gestão de Mudanças Climáticas, com forte atuação na liderança de projetos estratégicos de descarbonização e gestão de emissões para mais de 70 organizações nacionais e multinacionais. Especialista em inventários de GEE e aplicação de curvas MAC para análise de custo-efetividade de ações climáticas, com domínio técnico na aplicação de frameworks como GHG Protocol, CDP, TCFD, DJSI, GRI, SASB e IFRS.

Marcelo Freitas: empreendedor, CEO da Prospera e co-criador da Soul Up, a primeira Green Loyalty Tech do mundo. À frente de um movimento inovador de impacto socioambiental positivo, Marcelo idealizou os Pontos ECOA, uma moeda verde digital que recompensa pessoas e o planeta. Seu trabalho integra tecnologia, sustentabilidade e engajamento, transformando consumo em impacto positivo real. Com visão estratégica e espírito transformador, lidera projetos conectados à energia limpa, créditos de carbono, blockchain, educação ambiental e gamificação e tudo com o propósito de democratizar a sustentabilidade e torná-la desejada, acessível e recompensadora para todos.

Rogerio Nakamura: Head Services, Facilities, SHE and Supply – São Paulo, Brazil. “Naka” é um profissional com mais de 36 anos de experiência em multinacionais, sendo 10 anos na ABBOTT EHS e Facilities, 12 anos na MAHLE METAL LEVE como Chefe de Engenharia Industrial. Atualmente, é Chefe de Serviços, Facilities, SHE e Suprimentos do Grupo Roche no Brasil desde outubro de 2011. É formado em Engenharia de Produção pela Universidade Braz Cubas e possui duas Pós-Graduações em Administração de Empresas pela FEI e Engenharia de Segurança e Meio Ambiente pela UNIP.

Ely Antonio Tadeu Dirani: é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da mesma instituição. Atuou como pesquisador no Laboratório de Microeletrônica da Poli-USP por 25 anos, desenvolvendo pesquisas nas áreas de materiais semicondutores, polímeros condutores, grafeno e materiais nanoestruturados, voltados à aplicação em sensores eletroquímicos. É autor de mais de 80 publicações científicas e possui quatro patentes registradas no INPI. Desde 1995 integra o corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde ocupa o cargo de Professor Associado. Na instituição, exerceu diversas funções administrativas e acadêmicas, entre elas as de Chefe de Departamento, Diretor de Faculdade, Coordenador de cursos de Engenharia, além de ter presidido a Comissão de Ensino e coordenado a área de pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Entre 2018 e 2023 foi professor na Escola de Negócios Germinare, do Instituto J&F, e, entre 2016 e 2017, atuou como orientador acadêmico no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação do SEBRAE. Atualmente, é conselheiro da ABRAPS e do Founder Institute, com atuação voltada ao fomento de negócios inovadores e sustentáveis.

15h30 – 17h00 | Painel 4 | Somos todos profissionais do clima
Apresentação da pesquisa Abraps: o perfil do atual profissional pelo desenvolvimento sustentável.

Mariana Mejorado: Analista de pesquisa. Estudante de Comunicação e Publicidade pela ESPM-SP. Analista de Pesquisa na Kantar Insights e membra da ABRAPS – Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Amanda Dorta: Agente Local de Inovação Rural. Profissional de Sustentabilidade com mais de 7 anos de experiência em ESG, Inovação, Sistemas Alimentares e Empreendedorismo Social. Possui expertise em engajamento de stakeholders e desenvolvimento territorial rural. É Zootecnista pela USP, com graduação-sanduíche pela University of Wisconsin. Atua na ABRAPS na Diretoria de Pesquisa e GT Inovação, além de integrar redes como CNA Jovem.

Rafael Vianna Avila: Sócio fundador e CEO do Sustentabilidade Agora, conselheiro do IBESG (Instituto Brasileiro de ESG), do Instituto Mar Adentro, mentor do programa Semente Climatechs e professor do Workshop Decifrando a Dupla Materialidade.

Possui mais de 15 anos de experiência em consultorias de gestão e sustentabilidade atendendo organizações como o Pacto Global, Sodexo, Pinheiro Neto, Valid e Scala Data Centers. É formado no Programa ESG na Sala do Conselho da Fundação Dom Cabral, é auditor interno da PR 2030 certificado pela ABNT, tem certificação nas normas GRI para relatórios de sustentabilidade e é Multiplicador B do Sistema B Brasil.

17h00 – 17h15 | Intervalo e networking

17h15 – 18h00 | Painel 5 | E se o CURUPIRA fosse para a COP30, o que ele diria?
Apanhado geral das falas dos painelistas + abertura para participação da plateia.

Márcio Mendes: Conselheiro da Abraps, CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui o marketing na jornada de ESG de seus clientes. Conselheiro e líder do Grupo de Trabalho Marketing Sustentável da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30. É Mentor de negócios e ESG no Founder Institute e advisor de startups em aceleração.

Victor Kim: Diretor da Abraps, possui mais de 10 anos de experiência com sustentabilidade, meio ambiente e segurança do trabalho. Já trabalhou em diferentes indústrias, consultorias e no varejo, fazendo desde auditorias, bem como inventários de gases de efeito estufa, além de estratégias e relatórios de sustentabilidade. Atualmente trabalha como especialista em uma empresa do setor renovável.

Hinton Bentes: Instituto AmazôniaTEC. Doutorando em administração e mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica e projetos que geram impacto real em sustentabilidade corporativa.

Rodrigo Hühn: Revista Amazônia. Comunicólogo, editor e empreendedor socioambiental com mais de 20 anos de atuação na Amazônia. Fundador da Revista Amazônia, a única publicação mensal brasileira dedicada ao meio ambiente e à sustentabilidade, lidera também o Instituto AmazôniaTEC, que leva educação e tecnologia a comunidades ribeirinhas e rurais. É idealizador da Flex Stone, tecnologia patenteada que transforma resíduos plásticos em novos materiais de construção, sem uso de água ou separação por tipo de plástico. Entusiasta da bioeconomia e da inovação social, atua na integração entre comunicação, desenvolvimento sustentável e economia circular na floresta.

CurupiraProtetor das Florestas. Figura do folclore brasileiro, de origem amazônica, caracterizado como uma entidade das matas. De acordo com as lendas culturais, esta criatura tem cabelo vermelho/laranja brilhante, embora seu cabelo também possa se acender e tornar-se em fogo-vivo. Ele assemelha-se a um homem ou a um anão, mas seus pés estão virados para trás, como forma de confundir os caçadores sem escrúpulos, já que deixam rastro enganoso. Também, é famoso por ser o protetor das florestas e por castigar aqueles que fazem mal a elas. É um dos mitos mais antigos do Brasil. O curupira vive na floresta e tem os pés para trás para criar pegadas que levam ao seu ponto de partida, confundindo caçadores e viajantes. Além disso, também pode criar ilusões e produzir um som semelhante a um apito agudo, para assustar e levar sua vítima à loucura. É comum retratar um curupira montando um caititu, bem parecido com outra criatura brasileira chamada Caipora. Foi a primeira figura da história do folclore a ser documentada no Brasil. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curupira).

Sobre o ODS Talks

O ODS Talks é o encontro anual promovido pela ABRAPS que reúne debates e palestras relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo também network e articulação entre atores que atuam pela transição socioambiental sustentável no Brasil. O formato do evento combina painéis, mesas de debate e momentos para proposição de iniciativas colaborativas.

Sobre a ABRAPS

A ABRAPS, Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, organiza desde 2017 o ODS Talks como principal encontro anual dos profissionais engajados com o desenvolvimento sustentável no país, mobilizando experiências regionais e nacionais para avançar na implementação dos ODS.

Inscrições via Sympla

Mais informações: odstalks.com.br

Siga no Instagram: @abrapsoficial

Assessoria de comunicação:
Soul ESGS: contato@soulesgs.com

Leia também: ABRAPS inaugura Núcleo em Manaus

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGO Notícias
Botão Voltar ao topo