by Kamy Verde: design com consciência ecológica
by Kamy reaproveita fragmentos de tapetes na criação de novas peças exclusivas.
by Kamy Verde: design com consciência ecológica
Consolidada como uma das maiores grifes de tapete do Brasil, a by Kamy carrega em seu DNA uma conexão profunda com a origem de seus produtos, buscando técnicas apuradas que resultam em tapetes, arazzos e tapeçarias, com alto rigor estético e repletos de história.
Essa consciência se reflete não só na curadoria do design, como em seu posicionamento político ambiental, presente em todos os setores da empresa.
Dos produtos aos processos internos, a marca aposta em ações que visam tratar dos recursos de maneira consciente, investindo em processos de consultoria, workshops e estudos, enfatizando práticas de reciclagem, doação, uso consciente de produtos e matérias-primas, além do aperfeiçoamento de peças em parceria com ONGs para o reaproveitamento de materiais.
Fruto dessa visão e compromisso definitivo que a marca estabeleceu, um fundamental passo foi dado com a inauguração da by Kamy Verde, unidade criativa 360º da by Kamy, que promove o upcycling de fragmentos e recortes de tapetes na criação de peças únicas e exclusivas, que mesclam texturas, estampas e técnicas.
Nos últimos anos, a by Kamy vem colocando em prática ações estratégicas que visam consolidar a by Kamy Verde no mercado e revigorar a percepção dos clientes e parceiros dessa unidade criativa sustentável.
O caminho até aqui não foi fácil. Ao longo dos anos, foi preciso vencer uma quantidade enorme de preconceitos por não haver uma definição específica do que se tratava e de como funcionava.
“Quantas vezes não ouvimos colocações como ‘por que comprar um produto reciclável ao invés de simplesmente comprar um novo pelo mesmo preço?’ ou ‘por que nem sempre eu encontro exatamente o material ou a textura que eu espero?’”, relembra Giovanna Abrarpour, diretora da by Kamy Verde.
“Felizmente, o mercado hoje está valorizando cada vez mais um ciclo produtivo sustentável, desde a seleção das matérias-primas até o reaproveitamento dos materiais”, celebra a executiva.
Inovando na parte de criatividade na produção de peças, aprimorando as técnicas e reformulando a alma do negócio da by Kamy Verde, a equipe conseguiu atingir um ponto que jamais se avistou antes.
“O galpão verde se tornou o nosso grande centro de pesquisas, desenvolvimentos e criações”, comemora Giovanna. “Não dependemos mais da rotina de criação de protótipos, pois agora unimos a sustentabilidade ao retorno de capital por meio reaproveitamento de sobras de outros setores produtivos”, completa.
Para além da by Kamy Verde, boas práticas e o modo de pensar ESG também se conecta à cultura e aos valores da empresa.
No dia a dia, a empresa investe em iniciativas e ações como o uso de lâmpadas econômicas; aproveitamento da iluminação natural para diminuir o consumo de energia elétrica; separação do lixo para reciclagem; reuso de água; controle de torneiras; incentivo ao uso de bicicletas; aplicação, em todas as áreas do galpão e dos showrooms, de um piso especial para melhor drenagem da água, além da instalação de placas de geração de energia solar nas lojas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, na cidade de São Paulo.
Para seguir: @bykamy