NewsSustentabilidade

Brasil reciclou latinhas equivalente a 41 Titanics

Pesquisa revela que Brasil reciclou mais de 40 Titanics em latas de alumínio em 5 anos.

Brasil reciclou latinhas equivalente a 41 Titanics

O Brasil alcançou um marco, que comprova a eficiência do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas.

Nesse contexto, somente nos últimos 5 anos, o país reciclou uma quantidade de latinhas equivalente a 41 Titanics.

Desse modo contabilizou um total de 2,17 milhões de toneladas de alumínio. Assim, os números reiteram o compromisso com a preservação ambiental e a economia circular, ao menos que se refere a alumínio. 

De fato, nos últimos 10 anos, o índice de reciclagem de latas de alumínio do Brasil manteve-se consistentemente elevado, acima de 96,9%. Dessa forma, o índice coloca o Brasil entre os líderes mundiais em reciclagem de alumínio.

“A reciclagem é um trabalho conjunto. Fazer a gestão adequada dos resíduos sólidos faz toda a diferença no resultado final; foi por isso que a Recicla Latas nasceu”, explica Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.

“Estamos constantemente dialogando com as cooperativas parceiras, centros de coleta, recicladoras e fábricas, simultaneamente, para que desempenhem suas funções da melhor maneira possível. Sendo assim, a colaboração entre todos os stakeholders da cadeia é crucial para que a reciclagem de latas de alumínio ajude a diminuir os impactos ambientais no Brasil”, finaliza Paquet.

A Recicla Latas trabalha com as capacitações em gestão integrada de resíduos sólidos para gestores públicos municipais e estaduais, desde 2021, e já formou cerca de 1,1 mil gestores em 521 municípios de oito estados.

Primordialmente, o projeto ajuda a fortalecer o conhecimento e as práticas relacionadas à economia circular, logística reversa, legislação ambiental e possibilidades de parcerias, visando criar as condições necessárias para os gestores públicos elaborarem e implantarem os
planos municipais de gestão de resíduos, gerando impactos positivos para o meio ambiente e população local.

Quer saber mais?  Acesse https://reciclalatas.com.br/

Leia também: Cidades-esponja: solução aliada no combate às enchentes

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGO Notícias
Botão Voltar ao topo