Hub ESGSNews

Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica

Especialistas debatem futuro da produção orgânica no país.

Primeiro Congresso Técnico-Científico, a ser realizado em 17 a 19 de março, na Unicamp, marca avanço do setor na economia verde.

Realizado pelo Instituto Brasil Orgânico (IBO), o Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica é o primeiro evento do gênero no Brasil e surge como uma iniciativa estratégica para ampliar a visibilidade e o protagonismo do setor na agenda da economia verde.

Mais do que um encontro acadêmico, o congresso se consolida como um espaço de articulação entre produção, mercado, ciência e cultura, incentivando práticas inovadoras e sustentáveis na produção orgânica nacional.

Para José Pedro Santiago, presidente do Instituto Brasil Orgânico, o congresso representa um marco para o setor. “A agricultura orgânica reúne conhecimento técnico, responsabilidade ambiental e impacto social. Este congresso nasce para dar escala à ciência já produzida no país e conectá-la diretamente com quem está no campo e com quem estrutura o mercado”, afirma.

O principal objetivo do evento é reunir, debater e disseminar trabalhos científicos e técnicos desenvolvidos por instituições de referência, como a Embrapa, universidades, institutos estaduais de pesquisa e profissionais do setor.

O conhecimento apresentado será sistematizado e disponibilizado a produtores rurais de todo o país, ampliando o acesso à informação e contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, do campo à comercialização.

Além da divulgação de resultados de pesquisa, o congresso pretende se consolidar como um ambiente permanente de diálogo entre produtores, pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes, estimulando a troca de experiências, a apresentação de casos práticos e o debate sobre tendências que devem orientar o futuro da agricultura orgânica no Brasil.

Promovido pela Francal, o congresso conta com o apoio da Embrapa e com a participação da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri/Unicamp) na organização. A parceria reforça o compromisso de integrar conhecimento científico, demandas do mercado e valores culturais em torno da produção de alimentos sustentáveis.

Com diversidade de solos, clima favorável, rica biodiversidade e capital humano qualificado, o Brasil reúne condições para liderar essa agenda. Patrocinam a iniciativa o Instituto Fólio, com a marca Raiar Orgânicos, Greenhas e Gustado Leonel Cafés Especiais.

Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica: Programação técnica, científica e cultural

A programação tem início em 17 de março, com a palestra magna de abertura, às 10h, ministrada por Ademir Calegari e Virginia Damin.

No dia 18 de março, o congresso apresenta três relatos de experiências de produção orgânica em diferentes regiões do país, com a participação da Fazenda Nutrilite Brasil, Fazenda Malunga e Raiar Ovos Orgânicos, além da inauguração da Sala Ana Maria Primavesi, na Biblioteca de Obras Raras da Unicamp.

No dia 19 de março, a programação inclui a palestra do professor Ulrich Koepke, da ISOFAR – Sociedade Internacional de Pesquisa em Agricultura Orgânica, e a apresentação de experimentos orgânicos desenvolvidos na Fazenda Lagoa do Sino (UFSCar), em parceria com a Raiar e o Instituto Folio.

Homenagem a Ana Maria Primavesi

Um dos momentos mais emblemáticos do congresso ocorre em 18 de março, com a inauguração da Sala Ana Maria Primavesi, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O espaço preserva o legado da engenheira agrônoma e pioneira da agroecologia no Brasil, reconhecida internacionalmente por sua defesa do conceito de solo vivo e pela abordagem integrada entre solo, plantas, água e biodiversidade.

Além da cerimônia de inauguração, o público contará com a presença de Carin Primavesi, filha da homenageada e poderá participar de uma visita guiada ao acervo da pesquisadora, conduzida pelas cientistas Danielle Ferreira e Virgínia Knabben. A programação inclui ainda um recital de violão clássico, reforçando a proposta do congresso de integrar ciência, cultura e sustentabilidade.

Inauguração da Sala Ana Maria Primavesi
18 de março, às 17h
Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho – Unicamp

Vivências em campo

No dia 20 de março, o congresso promove duas atividades complementares com visitas técnicas a propriedades orgânicas da região de Campinas. Os participantes poderão optar por uma visita a uma fazenda de café orgânico, com foco em práticas de manejo sustentável, ou a uma fazenda de produção orgânica de leite e derivados, com ênfase em bem-estar animal e qualidade dos produtos.

As atividades têm saída às 7h e retorno previsto para 12h, com vagas limitadas. A saída será do Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas.

O Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica acontece de 17 a 19 de março, reunindo ciência, experiência prática e cultura para impulsionar um setor estratégico para o futuro da agricultura brasileira.

Inscrições: www.congressoibo.com.br

Sobre o Instituto Brasil Orgânico

O Instituto Brasil Orgânico, criado em 3 de outubro de 2019, tem como propósito representar, promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro.

Sua missão é articular os diversos segmentos do setor para fortalecer a produção, a oferta e a comercialização de produtos orgânicos com garantia de qualidade ao consumidor, atuando também como porta-voz de informações, notícias e difusão tecnológica, com foco na saúde das pessoas e na sustentabilidade do planeta.

Além de promover e apoiar campanhas e projetos educativos sobre os benefícios dos orgânicos para a saúde e a segurança alimentar, o Instituto incentiva práticas produtivas sustentáveis, o comércio justo, os circuitos curtos de consumo e a economia circular.

Para suprir a falta de dados estatísticos sobre o setor, atua como um observatório da produção orgânica no Brasil, além de acompanhar e assessorar a formulação de marcos legais e políticas públicas. Sua estrutura reúne associados, entidades parceiras e uma governança composta por diretoria, conselhos e secretaria executiva, representando os diferentes segmentos do movimento orgânico. Mais informações: https://institutobrasilorganico.org/

Leia também: Consumo Consciente: Entenda a importância

Siga o Portal ESGS no LinkedIn: portal-esgs
Siga o Portal ESGS no Instagram: @portalesgs

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGO Notícias EGO Notícias
Botão Voltar ao topo