News

Cristo Sustentável: iniciativa promove sustentabilidade e ESG

Consórcio Cristo Sustentável e Instituto MovRio lançam parceria para fortalecimento da proteção ambiental na Baía de Guanabara .

Cristo Sustentável/Instituto MovRio/Programa Linha Verde/“Braços Abertos Sobre a Guanabara”.

Nesse domingo, 18 de janeiro, às 20h30, será realizado o lançamento oficial da parceria entre o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” (BASG), do Consórcio Cristo Sustentável, e o Instituto MovRio, responsável pelo Programa Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio de Janeiro. A iniciativa integra uma mobilização voltada à preservação da Baía de Guanabara, promovendo a educação ambiental, o engajamento social e o fortalecimento da governança ambiental.

Como parte da programação da cerimônia, que terá participação da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, será lançado um manifesto e o monumento ao Cristo Redentor será iluminado em azul, em referência ao Dia Estadual da Baía de Guanabara, instituído pela Lei nº 3.616/2001, e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na Água, da Organização das Nações Unidas (ONU). A iluminação simbólica reforça o compromisso com a recuperação dos ecossistemas costeiros e marinhos e com a promoção da economia azul.

“A parceria entre o Consórcio Cristo Sustentável e o Instituto MovRio vem reforçar o apreço
do Santuário Cristo Redentor pela questão ambiental, suas práticas de ESG e Sustentabilidade,
priorizando a conservação e a revitalização da Baía de Guanabara em atenção à Década da
Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua conferência que será
realizada no Rio de Janeiro em 2027, a Carta Encíclica Laudato Si’, escrita pelo saudoso Papa
Francisco, e os Objetivos de Desenvolvimento Humano, criados pelo Consórcio”, destaca a gestora ESG do Consórcio Cristo Sustentável, Bianca Cardoso.

“Unir o maior, mais conhecido e respeitado canal de denúncias do Brasil com o símbolo máximo do país — grande observador da Baía de Guanabara e forte agente de transformação — traz potência e
efetividade para o trabalho de conservação e revitalização da baía, atendendo ao chamado para
o cuidado da nossa ‘Casa Comum’, conforme a Laudato Si’”, conclui Bianca.

Em 2025, concluindo a Semana do Meio Ambiente, o Consórcio Cristo Sustentável esteve presente na Conferência dos Oceanos da ONU 2025 (UNOC3), que ocorreu em Nice, na França, de 9 a 13 de junho, para apoiar a implementação do ODS 14 – Vida na Água.

Fazendo uma conexão azul entre Nice e o Rio de Janeiro, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor iluminou o monumento ao Cristo Redentor em azul pelo Dia Mundial dos Oceanos e, em parceria com o Instituto-E e com o artista e embaixador da Ocean Decade, Oskar Metsavaht, uniu-se à ONU na promoção da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), um apelo global por conhecimento, preservação e ação.

Em 2027, a Conferência da Década do Oceano (https://oceandecade.org/pt/) será realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de abril, e o Consórcio Cristo Sustentável planeja sua atuação para o evento contribuindo com a promoção e implementação do ODS 14.

Assim, a ação está inserida no conjunto de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Consórcio Cristo Sustentável, aliança que reúne o Santuário Cristo Redentor, o Instituto Redemptor e a Obra Social Leste Um – O Sol, com foco na promoção da dignidade humana, no cuidado com o meio ambiente e no fortalecimento da participação cidadã.

A parceria com o Instituto MovRio amplia o alcance dessas ações ao integrar o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” ao Programa Linha Verde, conectando mobilização social, educação ambiental e canais efetivos de denúncia.

Criado em 2013 pelo MovRio, o Programa Linha Verde atua como um canal direto de participação cidadã, por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300-253-1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa -, pelo App Disque Denúncia RJ ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br), permitindo que a população do Estado do Rio de Janeiro denuncie, de forma anônima, crimes ambientais como poluição das águas, despejo irregular de resíduos, pesca predatória, desmatamento e maus-tratos aos animais.

De acordo com dados do Disque Denúncia, os crimes ambientais estão associados, principalmente, à sensação de impunidade, à falta de informação e à fragilidade do controle social. Nesse contexto, a parceria com o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” fortalece a educação, a transformação da informação em ação concreta, contribuindo para a conscientização pública, e o encaminhamento efetivo das denúncias aos órgãos competentes.

Desde sua criação, o Linha Verde mantém articulação com instituições como o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e a Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (SICCA), além de parcerias com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), secretarias estaduais e os setores ambientais das polícias Militar e Civil.

O projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara”, desenvolvido no âmbito do Consórcio Cristo Sustentável, atua na articulação entre poder público, iniciativa privada, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades locais, com foco em governança ambiental, educação, mobilização social e valorização da Baía de Guanabara.

A iniciativa parte do simbolismo do Cristo Redentor, que testemunhou a Baía limpa em sua inauguração, em 1931, e hoje convida a sociedade a participar ativamente de seu processo de recuperação. O lançamento da parceria reafirma o papel do Consórcio Cristo Sustentável como articulador de grandes causas socioambientais, colocando a visibilidade do Santuário Cristo Redentor a serviço da proteção da vida e da sustentabilidade.

Sobre o “Braços Abertos Sobre a Guanabara”

A Baía de Guanabara é um patrimônio natural, histórico e cultural inestimável para o Rio de Janeiro, desempenhando papéis fundamentais nos aspectos ambiental, econômico, turístico, histórico e cultural da cidade e da Região Metropolitana.

Um ecossistema rico e diverso, abrigando manguezais, ilhas, praias, áreas de Mata Atlântica e mais de 50 rios e córregos. Um centro econômico essencial para o estado, pois abriga o Porto do Rio de Janeiro, a atividade pesqueira e a exploração de óleo e gás.

A Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá possui uma área de aproximadamente 4.807,260 km² ou 480.726,000 hectares. Dezessete municípios do estado integram a Baía de Guanabara, com mais de 10 milhões de habitantes dentro de sua área de atuação, o que corresponde a cerca de 70% da população do estado do Rio de Janeiro.

O projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” é uma iniciativa inovadora que transforma o Cristo Redentor em um observatório ambiental dedicado à Baía de Guanabara.

Em seu compromisso com a revitalização da baía, este projeto visa não apenas monitorar sua saúde ambiental, unir parceiros, apoiar a criação de uma metrópole azul, divulgar impactos positivos, artigos e notícias, mas também atuar como um canal ativo para denúncias de crimes ambientais, aproximando as comunidades locais e incentivando a participação cidadã na preservação do meio ambiente.

O potencial da economia azul na Baía de Guanabara é vasto e estratégico, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável e a conservação ambiental. Ao adotar práticas inovadoras e sustentáveis, a Baía de Guanabara tem o potencial de se tornar um modelo de economia azul no Brasil, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população, enquanto preserva sua biodiversidade e valor ambiental.

Sobre o Consórcio Cristo Sustentável

O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A colaboração interinstitucional entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Obra Social Leste Um – O Sol e o Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso
econômico e preservação ambiental.

O Consórcio Cristo Sustentável atua a partir de três eixos, distribuídos nas seguintes linhas de atuação: Cidadania, Empreendedorismo e Empregabilidade e Ambiental, articulando projetos e iniciativas que impactam diretamente comunidades, territórios e instituições parceiras.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Humano

Os Objetivos de Desenvolvimento Humano (ODH) são uma iniciativa do Consórcio Cristo Sustentável. Diante da atual conjuntura e das dificuldades que a humanidade enfrenta para responder de forma eficaz aos problemas gerados pelo seu próprio modo de vida e com a força da Doutrina Social da Igreja Católica, que tem como fundamento a busca pelo bem comum, foram criados os ODH, que são as Obras de Misericórdia da Igreja Católica integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU.

Apesar de suas origens distintas, ambos convergem em sua busca por um mundo mais solidário, justo, inclusivo e saudável.
Os ODH propõem uma nova abordagem às necessidades humanas dispondo dos ensinamentos da vida cristã e das urgentes demandas socioambientais.

SERVIÇO:

Cerimônia de Lançamento e Iluminação do monumento ao Cristo Redentor em azul pela parceria entre o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” e o Instituto MovRio, responsável pelo Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, no Dia Estadual da Baía de Guanabara
Data: 18 de janeiro de 2026
Horário: 20h30

Leia também: Cidades-esponja: solução aliada no combate às enchentes

Siga o Portal ESGS no LinkedIn: portal-esgs
Siga o Portal ESGS no Instagram: @portalesgs

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGO Notícias EGO Notícias
Botão Voltar ao topo